Rui de Vasconcelos Serra Ribeiro, natural de Lisboa.

Fotógrafo Fine Art & Editorial premiado.

Pai, marido e amante de artes

Desde os 9 anos começou a captar imagens, influenciado pelo seu pai, fotógrafo e cinegrafista amador, artesão relojoeiro de profissão. Foram os pais que lhe incutiram o gosto pelas artes, através de viagens, apoiando desde muito cedo a sua formação artística com aulas particulares de belas artes.

Inicia a sua formação profissional de fotografia no Ar.Co - Centro de Arte & Comunicação Visual em Lisboa. É na fotografia que encontra o seu meio de expressão artística. Em 1987 a residir na Ilha de Jersey CI, conquista o primeiro prémio num concurso fotográfico internacional. Seguem-se diversos prémios e menções honrosas.

Em 1990, inicia a carreira profissional, realizando trabalhos de fotografia de produto. Conhece o designer Henrique Cayatte e faz a fotografia documental das suas ilustrações. Realiza a fotografia documental do espólio do Arquiteto Cassiano Branco, com exposição no Cine-Teatro Éden em Lisboa. Tem trabalhos de fotografia de autor publicados, a convite da revista "Egoísta'', premiada pela sua originalidade editorial e de grafismo.

Em 2010 passa a residir em Faro. No ano seguinte ingressa no curso de formadores, começando assim a dar formações de Fotografia a cursos de iniciação e profissionais.

Em 2012, é apresentado ao Mestre da Guitarra Portuguesa, António Chaínho que apadrinha o projeto fotográfico “Saudade Guitarra Portuguesa”, no programa da RTP1, Praça da Alegria, abrilhantando a exposição inaugural no teatro Lethes em Faro, com um memorável recital.

Serra Ribeiro acredita que a experiência fotográfica, acumulada ao longo dos anos, só é útil em conjunto com uma permanente atualização de técnicas e tendências estéticas

Testemunhos

“O Rui Serra Ribeiro é uma pessoa bastante acessível, que nos deixou à vontade para fazermos o nosso itinerário na sessão de solteiros, o que facilitou a sessão fotográfica no dia do casamento. É bastante atento aos pormenores e muito profissional. Consegue-se estabelecer facilmente uma ligação de confiança e cooperação, poderei mesmo dizer até de amizade. Agradeço ao Rui pelo serviço prestado e recomendo claramente o seu trabalho.”

“Contactámos com o Rui Serra Ribeiro e desde esse momento até à entrega do serviço ficámos encantados com a flexibilidade, profissionalismo e qualidade humana do Rui, destacando a sensibilidade para captar de forma rápida as nossas preferências e a facilidade para nos fazer sentir cómodos em todo o momento. Admiravelmente podemos confirmar que o Rui é um fotógrafo que capta momentos inesquecíveis e preserva a qualidade do seu trabalho. Os nossos convidados adoraram as fotos e nós também.”

“Recomendamos o fotógrafo Rui Serra Ribeiro pelo seu talento, profissionalismo e simpatia. De uma forma descontraída e discreta conseguiu captar os momentos mais importantes daquele que foi um dos dias mais especiais e inesquecíveis da nossa vida. Destacamos ainda o excelente trabalho na edição de cada fotografia e o álbum que conta a história de uma vida a dois. Mais uma vez, obrigada Rui por tudo.”